O poder da agressividade no jogo de damas - o jogo agressivo
Neste vídeo temos mais um sorteio do lindo tabuleiro magnético PLAY MATIC feito por Ubiratan Ribeiro Figueiredo, presidente da Confederação Brasileira de Jogo de Damas de 1975 a 1979.
Quando Ubiratan Figueiredo foi o presidente da Confederação Brasileira é que o Brasil filiou-se à Federação Mundial de Jogo de Damas.
O conhecimento dos temas de ganho é fundamental para concretizar um plano de ganho. A ideia de ganho neste vídeo é focada em levar uma peça adversária para a casa h2 (a7) e aí ela não pode coroar, pois será capturada.
Na posição jogada entre Balalaiev X Matvenenko, em 1982, em algum lugar do leste europeu, temos uma ideia muito curiosa, que culmina com o ganho através desse Tema de Ganho.
O curioso que quem vence não é o jogador que está no ataque, com a iniciativa, utilizando o Poder de Agressão.
Quem vence é o jogador que está na defesa.Aqui temos um típico caso onde o jogo agressivo levou o agressor à derrota.
Uma caso muito interessante de levar o adversário à derrota através de um Tema de Ganho.
Normalmente é preferível utilizar-se de Jogo Agressivo, porém, às vezes utilizar-se em demasia do Poder da Agressividade pode nos levar à derrota, como aconteceu nesta partida.
Para se atingir um nível elevado no jogo de damas o primeiro passo é ter um nível elevado de cálculo e isso pode ser conseguido estudando o curso digital Treinamento de Cálculo, que você pode conhecer aqui: www.lelio.com.br/mtc.